A dengue tem chamado atenção e preocupado as autoridades de saúde. Os casos da doença no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo o Ministério da Saúde. No ano passado, foram 1,6 milhão. 

Até agora, o país já registrou mais de 395 mil casos, prováveis e confirmados de dengue, com 53 mortes confirmadas. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados pouco mais de 93 mil casos.

A campanha de vacinação no Sistema Único de Saúde começou nesta sexta pelo Distrito Federal, que apresenta a maior incidência de casos no país. Segundo o Ministério da Saúde , até o final de março, serão cobertas todas as 521 cidades selecionadas para essa primeira etapa. No primeiro lote de vacinas, serão distribuídas 752.184 doses.

O Ceará não tem previsão de receber doses da vacina por não ser, segundo o governo, uma região com muitos casos. O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. Por isso, o governo teve que estabelecer critérios de priorização de público-alvo e municípios que receberiam as doses da vacina.

O primeiro grupo a receber a vacina serão crianças de 10 a 11 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai avançar progressivamente nas faixas etárias, conforme os novos lotes forem entregues pela fabricante.