Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A placa de veículos no padrão Mercosul, que entra em vigor em todo o país a partir da sexta-feira da próxima semana (31), não será exigida em caso de troca de município, de acordo com o presidente Jair Bolsonaro.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, somente em casos de roubo, furto, dano ou extravio. A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca.

As novas placas já são utilizadas em 10 estados do país, mas começará a valer no Ceará somente agora. Além disso, o novo emplacamento já está sendo usado na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.

Todas as placas deverão ter ainda um código de barras dinâmico contendo números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante e estampador da placa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp