Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na guerra Temer X Janot, é bom prestar atenção no que diz o experiente Renan Calheiros, que é o líder do PMDB no Senado: “o presidente Michel Temer está fazendo de conta que governa o país. “Governando para onde?”. E acrescenta: “é preciso ter muita humildade para receber a proposta feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugeriu que Temer encurte seu mandato”. Porém, se há uma coisa que Temer não tem é humildade.

Sem futuro

Renan defendeu ainda que Temer deixe de adiar uma decisão sobre o futuro do governo. “Demorar mais um mês, dois meses, um ano à frente do governo não vai mudar nada. É uma resistência para o nada”, disse em discurso feito em plenário. Alfinetou afirmando que Temer errou ao “achar que poderia governar o Brasil influenciado por um presidiário de Curitiba”, uma referência ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato. “Isso não ia chegar a lugar nenhum”.

Fratura exposta na base

Renan chegou a bater boca com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ao criticar a reforma trabalhista. “Temer não tem mais a confiança da sociedade para fazer uma reforma como essa na calada da noite”, disse, ameaçando trocar os integrantes do PMDB na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que votará nesta quarta-feira (28) o texto da reforma trabalhista. A fala irritou Jucá, que respondeu o líder da sigla dizendo que se ele fizesse alterações o PMDB também faria já que, segundo ele, 17 dos 22 senadores do partido concordam com o projeto em discussão.

 Joio e trigo

 Todos os políticos que estão sendo denunciados por corrupção ou por outro qualquer tipo de ilícito devem ser investigados. A opinião é do deputado federal peemedebista Moses Rodrigues, que defende as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal contra o correligionário Michel Temer. O parlamentar afirma que, independente do cargo ou função que o político exerça e mesmo de partido, o denunciado deve ser investigado para ver se procedem as acusações contra ele. Moses reconhece que o brasileiro está muito decepcionado com a classe política, mas os políticos limpos devem ser diferenciados.

O Velho Chico vem aí

“Não tenho qualquer dúvida de que a parte final do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, que beneficia o Ceará, vai ser concluída por causa da luta do governador Camilo Santana e do senador Eunício Oliveira” – acredita o especialista em gestão hídrica Hypérides Macedo. Ele observa que a chegada da água até o Castanhão é problema ainda sobre o ponto de vista físico, mas que “vai ser resolvido”.

 Comédia

Roberto Cláudio sanciona, ontem, 28, às 9 horas, no Salão de Atos do Paço Municipal (manja a pompa!), a lei que cria a Coordenadoria de Bem-Estar e Proteção Animal. O novo órgão terá como objetivo elaborar e executar políticas públicas voltadas para o cuidado com a saúde dos animais em Fortaleza. Nada contra aos animais, muito pelo contrário. Mas, prefeito que tal criar e sancionar uma lei igual para os humanos? Agora, tem que funcionar mesmo. Só no papel, já tem lei a dar na canela.

Bom e barato

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, anuncia logo mais às 10 horas, na sede da empresa, novidades sobre a oferta de financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, que tornam o crédito mais atrativo para os empreendedores da área de atuação do BNB.

Inovação

Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) estará em Fortaleza na próxima segunda-feira (3), com presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, para a abertura do “Encontro Finep para Inovação”, às 14 horas, no Seara Praia Hotel. O evento será o primeiro de uma série que tem como foco os principais atores dos sistemas de inovação e tem o objetivo de aperfeiçoar a atuação local da agência junto a parceiros e clientes. O encontro vai até a terça-feira.

Que parece, parece

Tudo bem a greve é um direito legítimo do trabalhador. Mas, precisava marcar para o último dia do mês, 30, uma greve geral dos bancários, quando muita gente tem compromissos a pagar e salário a receber? Parece oportunismo. E foi o que fez a laboriosa categoria profissional. Ainda bem que existem os caixas eletrônicos e agências lotéricas para quebrar o galho. Sim, a greve é contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Sangue bom

O Arraiá da Solidariedade acontece, hoje, a partir das 9 horas no Hemoce – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Ao som da sanfona e dos festejos juninos, o Hemoce relembra que todo dia é dia de doar sangue. Quem for doar sangue vai se divertir no clima das festas juninas com a apresentação da quadrilha Chama da Fogueira, formada por crianças de 4 a 16 anos de idade. É fantástico o esforço do Hemoce em promover e incentivar a doação de sangue, uma iniciativa vital.