Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Crianças, adolescentes e adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maranguape visitam, nesta sexta-feira (30), o Projeto Praia Acessível, no Aterrinho da Praia de Iracema, em Fortaleza. Com idealização do Governo do Ceará, a iniciativa tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida à praia. Até este mês de junho, 1.405 emoções já foram vividas pelos usuários da iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Hotel Sonata.

A ação oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso do público ao mar. O local possui tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos da Prefeitura, foram capacitados e atuam auxiliando os usuários do projeto.

Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. “É muito importante que as entidades tragam esse público para o projeto. Ele foi pensado para que todos tenham acesso ao mar e aproveitem este momento de lazer com a família e amigos”, destaca a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

A presidente da Apae de Maranguape, Fátima Braga, considera o projeto como um grande avanço em prol da política da pessoa com deficiência. “Vocês não sabem o quanto esse projeto traz felicidade para cada um deles e para a família. Para mim é uma realização. Como eu ia fazer uma coisa dessas só? Tem que ter uma política pública muita avançada. Isso aqui é um avanço muito grande, uma conquista, um exemplo para o País”, pontua.

Alta estação

Para atender as férias escolares e à demanda turística, durante o mês de julho, o projeto vai ampliar os dias de funcionamento, passando a atender, já a partir deste sábado (1º), diariamente, de segunda a segunda, das 9 horas às 14 horas. Em média, a iniciativa recebe mais de 100 pessoas por mês. Durante a alta estação, esse número visa a aumentar.

Serviço

Onde: Aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema

Quando: de quarta a domingo, de 9h às 14h. Já na alta estação (janeiro, julho e dezembro) funciona diariamente no mesmo horário