Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da secretária municipal da Saúde, Joana Angélica, entregou, nesta segunda-feira (10/04), o Anexo de Saúde Maria Cirino, aprimorando a assistência médica oferecida à comunidade do bairro Moura Brasil, localizado na Regional Centro da Capital.

A cerimônia de inauguração, que também contou com a presença do secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, e de outras autoridades, marcou o início da ampliação do suporte ao já operante Posto de Saúde Carlos Ribeiro. Cerca de 2.500 famílias serão contempladas com os serviços ofertados pelo novo equipamento, cuja estrutura é composta por consultório médico, recepção, acolhimento, farmácia e espaço para aplicação de medicamentos. A unidade oferecerá, ainda, sala de imunização, ampliando as possibilidades preventivas no tocante a determinadas doenças.

“A gente vai começar a examinar áreas da população que ficam isoladas, muitas vezes, por uma BR, por uma grande avenida, por dificuldades de acesso, e criar
alternativas de o anexo do posto poder ser uma forma de a saúde chegar mais perto de onde se vive e ser mais acessível ao cidadão. Esta é uma primeira experiência. Vamos examinar, vamos experimentar e, quem sabe, fazer outros anexos em áreas isoladas como esta”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

A partir do recebimento de demandas espontâneas e programadas, a unidade vai ofertar suporte médico e de enfermagem à população da área, estendendo a cobertura dos cuidados direcionados à atenção primária. “Este posto foi um presente do prefeito Roberto Cláudio. Estou bastante feliz! Tudo o que nos fortalece nos deixa feliz”, comemorou Cícero Gomes, morador do entorno.

Durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, foram reformados 70 postos de saúde e construídas 19 novas unidades, passando de 30% para 60%, a cobertura da Rede de Saúde da Atenção Primária na Capital. A Prefeitura de Fortaleza considera a possibilidade de ampliar ainda mais a cobertura da saúde pública por meio de novos anexos.

Até o fim deste ano, estão programadas as entregas de quatro outras unidades de saúde completamente reformadas e a inauguração de um novo posto de saúde, localizado na Regional V, no bairro Mondubim. “A gente vai continuar com esta política de valorização da atenção primária, não apenas no que diz respeito à estrutura física, mas, especialmente, no abastecimento de medicamentos e no fortalecimento da cobertura das equipes de saúde”, garantiu a titular da SMS, Joana Angélica.

Com informação da A.I