Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça as atividades educativas de combate ao Aedes aegypti promovendo mais uma semana de ações nos bairros da Capital. Os agentes do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) estão visitando imóveis e comércios nos bairros Vila Velha, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Antônio Bezerra, Pici, Vila Pery, Serrinha, Itaoca, Montese, Planalto Airton Sena, Conjunto Ceará, Dias Macedo, Barroso e Centro.

Na sexta-feira (16/06), a partir das 8 horas, a “Operação Quintal Limpo” acontece no Montese. Na ocasião haverá palestras em instituições de ensino, visitas domiciliares, distribuição de cartazes e panfletos no comercio, além de sacos plásticos para coleta de lixo e soro de reidratação oral. Nos demais bairros, durante toda a semana, estão sendo desenvolvidas atividades como: blitz educativas, formação de brigadas, limpeza de pontos de lixo, visitas domiciliares e distribuição de material informativo.

Para o coordenador da Célula de Vigilância em Saúde da SMS, Nélio Morais, a preocupação com o mosquito deve ser permanente. “Apesar da redução das chuvas em nossa cidade, existe uma necessidade de permanecermos sempre em alerta contra o mosquito. A participação da população torna-se importante uma vez que 80% dos focos do vetor encontram-se nas residências”, destaca Nélio.

A SMS adotou diversas atividades preventivas como a criação do comitê intersetorial de enfrentamento às arboviroses, a coleta por meio das operações “Inverno” e “Quintal Limpo”, e a “operação Foco no Foco”. Esta última intervenção seleciona os 100 mil imóveis mais críticos da Cidade para serem visitados frequentemente, permitindo o acompanhamento e controle destes locais por meio de monitoramento.