Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em comemoração aos 291 anos da Capital, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), realiza um amplo serviço de revitalização do paisagismo no Parque da Liberdade, mais conhecido como Parque das Crianças, ponto histórico e cultural do Centro da Cidade. O objetivo é resgatar a memória do espaço público, utilizado sobretudo para lazer da população fortalezense, proporcionando maior qualidade de vida no meio urbano.

No parque, são plantadas vincas, abacaxis ornamentais, palmeiras imperais e havaís. Além disso, o mato está sendo cortado, os jardins adubados e as árvores podadas. Os espaços vazios são preenchidos com flores e jarros de plantas no entorno da lagoa, trazendo mais vida e alegria ao parque.

De acordo com o superintendente da UrbFor, Régis Tavares, a intenção é manter o parque sempre bem cuidado para afastar a insegurança. “Pretendemos em breve, revitalizar outros espaços em torno de parques em outros pontos da Cidade. Um parque com seu paisagismo bem administrado atrai turistas, além de deixar a Capital mais bonita”, comenta.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (Setra), Elpídio Nogueira, informa que ainda estão previstas outras ações para o equipamento: pinturas, reparos elétricos e hidráulicos, despoluição do lago e iluminação branca.

A diretora técnica da UrbFor, Rafaele Dantas, que está acompanhando a revitalização, pede que a população ajude a conservar os jardins e as plantas, utilizando corretamente as lixeiras e não danificando galhos ou mudas das plantas e flores. “Pedimos que todos ajudem a conservar o espaço e as flores que foram plantadas”, disse.

A partir de terça-feira (11/04), o espaço contará com uma base da Inspetoria de Proteção Urbana (Insptur), da Guarda Municipal de Fortaleza, com 150 guardas que atuarão nos três turnos, por meio de viaturas e ronda de permanência no entorno.

Com informação da A.I