Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Programa Ceará Mais Verde, lançado na manhã de hoje no Parque do Cocó, vai plantar mais de 70 mil árvores nativas no Estado. Destas, 40 mil somente na área de preservação do Parque do Cocó em áreas degradadas. As primeiras mudas foram plantadas hoje, por ocasião do lançamento pelo governador Camilo Santana e comitiva. Camilo esteve presente no parque e incentivou os frequentadores do local que adoraram a ideia. Muitos já saíram de lá com suas mudas.

Simbolicamente 40 mil mudas começaram a ser plantadas em áreas específicas do Parque do Cocó comprometidas pelo desmatamento. A iniciativa faz parte de termo de cooperação assinado entre o Estado, através da Sema, e a Empresa C.Rolim Engenharia. O plantio vai acontecer ao logo dos próximos quatro anos.

“Com esta iniciativa, nós vamos recuperar as áreas degradadas do Cocó chamando também a iniciativa privada para esta responsabilidade, esta parceria com a C.Rolim Engenharia é importante porque ela doa essas 40 mil mudas para o maior patrimônio ambiental de Fortaleza. Uma contribuição social, ambiental e um presente para a cidade”, disse o governador.
Camilo Santana anunciou ainda que vai assinar o decreto que regulamenta o Parque do Cocó nos próximos meses. “Abrimos diálogo com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa privada, os movimentos sociais e a Secretaria de Patrimônio da União para a confirmação de um Pacto pelo Cocó que vai também salvar o Rio Cocó da degradação e vamos precisar de muitas parcerias para viabilizar este Parque, que será um dos maiores do mundo”, afirmou.

Acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do presidente da C.Rolim Engenharia, Pio Rodrigues, o governador fez o plantio simbólico das primeiras mudas.
O secretário Artur Bruno afirmou que “para o Estado é muito importante a parceria com a iniciativa privada e este exemplo iniciado pode ser seguido por outras empresas. As 40 mil mudas serão plantadas às margens do Rio Cocó ao longo dos próximos quatro anos, sendo 10 mil por ano.”

Também compareceram ao evento, o secretário chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, o secretário de Política sobre Drogas, Marcelo Uchoa, os deputados Raimundo Gomes de Matos e Danilo Forte (federais), Jeová Mota, Tin Gomes e Carlos Matos (estaduais), além de lideranças empresariais diretores da C.Rolim Engenharia.