O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), anunciou, nesta quinta-feira (05), ao abrir os trabalhos do segundo semestre no Plenário 13 de Maio, a realização do concurso para contratação de novos servidores para o dia 7 de novembro. O concurso foi oficializado no final de 2019, mas, com a pandemia, as provas foram adiadas. “Tenho a satisfação de informar aos mais de 33 mil inscritos que já podem se preparar”, observou.

Evandro anunciou, ainda, outra medida de larga alcance social para as famílias mais pobres do Ceará: “A Assembleia tem a função de amparar a população com menor poder aquisitivo, especialmente em momentos de calamidade, e é inegável a necessidade de ações para garantir o sustento dessas famílias”, destacou Evandro Leitão, ao comunicar os preparativos para distribuição de 10 mil cestas básicas.

FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA

O presidente da Assembleia Legislativa fez questão de inserir no contexto regional o debate travado sobre a proposta de instituição do voto impresso nas eleições de 2022. “É paradoxal que essa estratégia tenha partido de uma autoridade que se valeu desse processo de votação eletrônico para chegar ao Palácio do Planalto e para eleger uma parcela significativa da sua base de sustentação no Congresso Nacional”, protestou Evandro, ao defender o atual sistema de votação.

A urna eletrônica, segundo ele, é “um patrimônio do Brasil”, que “vale de inspiração para vários países do mundo”. Evandro disse, ainda, que a democracia é o melhor caminho em direção a um país igualitário e que os ataques violentos às instituições e ao processo eleitoral enfraquecem a democracia de forma inequívoca.

PACTO CONTRA O CORONAVÍRUS

Outro ponto destacado prelo presidente Evandro Leitão é a agenda de visitas aos Municípios da Grande Fortaleza e do Interior do Estado com o Pacto Contra o Coronavírus no Ceará. A ação, que conta com a parceria de 18 entidades, foi marcada na primeira etapa com a visita a 16 Município.

Quanto à segunda etapa do Pacto Contra o Coronavírus no Ceará, Evandro disse que serão realizados debates com o setor produtivo de todo o Estado de forma regionalizada para a coleta de demandas e definição de ações, pelo Poder Legislativo, que possam acelerar ainda mais a retomada das atividades econômicas no Estado.
Sobre a retomada, de forma mais ampla das atividades presenciais nas Comissões Técnicas e no Plenário 13 de Maio,

Evandro Leitão explicou que, na próxima semana, a Mesa Diretora deve se reunir para avaliar a abertura gradual dos trabalhos da Casa.

“Tudo será avaliado para que o retorno seja sadio. A tendência é que seja uma retomada gradual, com duas sessões na semana”, observou.

(*) Com Informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa