Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com todos os cinco municípios confirmados na adesão ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS), a Região de Saúde de Camocim realiza a 1ª Oficina do QualificaAPSUS nos dias 5 e 6 de julho, em dois polos, nos municípios de Camocim e Granja, das 8 às 17 horas. Seguindo o cronograma de capacitação dos profissionais da Atenção Primária e do plano de reorganização da Rede de Saúde do Estado, a Oficina abordará o tema “Atenção Primária à Saúde: Fundamentos, Gestão e Avaliação da Qualidade” e reunirá 450 profissionais da Atenção Primária nos dois dias do encontro.

Entre oficinas e capacitações complementares, os municípios da Região de Saúde – Barroquinha, Camocim, Chaval, Granja e Martinópole – já implantaram o sistema de tutoria na Atenção Primária à Saúde para apoiar a organização dos processos nos territórios. Logo após as Oficinas Regionais, no dia 7 de julho, acontecerá à primeira Formação de Tutores, que contará com a participação de 16 tutores da Região de Saúde de Camocim.

O Projeto QualificaAPSUS Ceará, foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado em janeiro de 2016, com o objetivo de subsidiar a reorganização do modelo de atenção a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e, consequentemente, da implantação e implementação das Redes de Atenção.

O processo de implantação do modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os Selos Bronze, Prata e Ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutores.

Com informação da A.I