A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) entrou, nesta segunda-feira (14), com ação civil pública pedindo a reparação de perdas. A ação é movida contra o Estado e os municípios onde há associados. O pedido de reparação de perdas é relacionado ao período de suspensão das atividades.

Outros 26 estados e Distrito Federal também ingressaram com a mesma ação civil pública solicitando a compensação.

“Esse é um movimento da Abrasel nacional, mas para ter o efeito da ação civil pública, entramos em todos os estados e cidades com afiliados à entidade de forma coordenada”, explica o presidente da entidade no Ceará, Taiene Righetto

As cidades cearenses que tem associados da entidade são Fortaleza, Sobral, Eusébio, Aquiraz, Caucaia, Crato e Juazeiro do Norte.

“Não é algo político, tanto que estamos entrando em todos os estados e prefeituras com associados da Abrasel, mesmo em locais como nós, que temos inclusive uma boa relação com o governo estadual”, pontua o presidente da Abrasel no Ceará.

Segundo ele, a ideia das ações civis públicas é que, primeiramente, “a Justiça reconheça que o setor foi atingido de forma desproporcional e que precisa de reparação”. A ação não tem um valor específico de pedido de reparação.