O deputado estadual Salmito Filho (PDT) destacou na Tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 4, o Memorando de Entendimento para produção de Hidrogênio Verde, assinado pela governadora Izolda Cela (PDT), na última sexta-feira, 29. Para o deputado, o importante tema diz respeito à economia e à geração de emprego e renda do estado do Ceará.
Salmito informou que uma empresa do grupo Comec, a Nexway, vai produzir hidrogênio verde com a intenção de participar do pool de armazenamento de amônia, no futuro HUB de H2V localizado no Porto do Pecém. Ainda segundo o deputado, tem muito significado a fala da governadora ressaltando o desejo de que o projeto seja um sucesso, pois, no Ceará, tem-se feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para que o estado se firme como um HUB de Hidrogênio Verde neste momento de transição energética mundial.
O parlamentar salientou também a fala do presidente da Nexway, Marcel Haratz, ressaltando o seu entusiasmo com a receptividade no Ceará e com a afirmação de não ser nem necessário um projeto piloto, e sim a execução de um projeto de médio e grande porte.
Para Salmito, o hub vai potencializar a energia solar. Segundo ele, há memorandos até para Quixadá. “Isso é emprego e mais produção de energia. Quanto mais tiver oferta de energia, a tendência do preço é baixar”, disse.
O deputado salientou a importância de debater alternativas de energia. “Eu estou trazendo à tribuna essa questão porque ela está relacionada à economia do Estado. O Ceará vai exportar para o planeta, vai gerar empregos, vai gerar divisas para o Brasil. O Ceará poderá se tornar a “OPEP” do hidrogênio verde”, comemorou.
(*) com informações da assessoria do deputado Salmito Filho