Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os acidentes de trânsito deixam vítimas com traumas e, muitas vezes, sequelas físicas para o resto da vida. O período de carnaval, com quatro dias de folia, é um dos feriadões mais extensos do Brasil e, com o movimento mais intenso nas rodovias, o número de acidentes acaba sendo maior.

O excesso de velocidade, o descumprimento da legislação e a imprudência, contribuem para o aumento da escalada da violência no transito. Quando as vítimas das acidentes sofrem fraturas, o tratamento desses traumas é bem demorado.

Sobre esse assunto, conversamos, no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior) desta quarta-feira (27) com o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE), Dr. Atualpa Pinheiro e o médico ortopedista, professor universitário e comentarista do Jornal Alerta Geral, Dr. Henrique César.

Dr. Atualpa afirma que a SBOT-CE está atuando, de forma estratégica, para contribuir para um carnaval com menos vítimas e eventuais traumas oriundos de acidentes de trânsito.

Com as diversas possibilidades de viagens e aumento do fluxo do trânsito no período do Carnaval, foi lançado pela Sociedade a campanha Carnaval sem Traumas.

A campanha tem como objetivo evitar a verdadeira epidemia de acidentes de trânsito e as mortes e traumas ortopédicos durante o período de carnaval, se repete ano após ano.

Quando perguntado se, na saúde pública, há espaço e condições para atender ao aumento de demanda nesse período de carnaval, o Dr. Atualpa afirma que, apesar da Região Metropolitana de Fortaleza ter um hospital referência em atendimento ortopédico e traumatológico, o Frotão, é natural que, com um número grande de atendimentos, aumenta o período de atendimento e espera, pois lesões como fraturas expostas levam tempo para se tratar.

“A rede pública está preparada para receber, mas é importante tentar minimizar, como ocorreu ano passado [2018]”, afirma o presidente da SBOT-CE.

Veja algumas dicas que a SBOT-CE preparou para você ser um folião nota 10:

Confira a entrevista na íntegra clicando no player abaixo:

https://youtu.be/3XGLfqe-LD0?t=1136

Também foi destaque:

+ Brasileiros sentem o peso das mudanças das regras para aposentadoria e se dividem sobre os rumos da reforma previdenciária: pesquisa aponta que projeto do governo tem rejeição de 45% dos brasileiros;

+ Ainda em relação as pesquisas, a primeira feita para atual governo, o presidente Jair Bolsonaro tem o apoio de 57,5% dos brasileiros, já o governo, tem uma aprovação menor;

+ Bolsonaro espera gesto de patriotismo dos deputados federais para avançar com mudanças na previdência social;

+ Reforma da previdência propõe tirar da constituição o reajuste da aposentadoria por inflação.

Você pode ouvir essa e outras notícias no Bate Papo Político, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior), na íntegra: