A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) confirmou o registro de quatro casos de meningite no município de Parambu. Dois deles evoluíram para óbito e os outros dois estão internados em situação estável no Hospital São José, da rede pública do governo do Ceará. O hospital é referência em doenças infectocontagiosas.
Segundo a Sesa, uma equipe da epidemiologia foi ao município para investigar mais informações sobre os casos. Até o momento não foi confirmado surto, pois há vínculo entre os casos. “O bloqueio foi realizado aos comunicantes, ou seja, foi feito uso de antibiótico para os contatos íntimos dos pacientes com meningite”, observa.
O tratamento da doença é feito com antibióticos. A vacinação da meningite tipo C é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até cinco anos de idade e não há recomendação de vacinação para ocorrências com esse perfil, somente se um surto comunitário for confirmado.
A Secretaria diz que mantém uma equipe no município de Parambu para mais investigações e na busca de contactantes que possivelmente não tenham sido bloqueados.
Com informações da Sesa