As regras para visitar presidiários nas unidades prisionais do estado foram alteradas pela Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará. De acordo com a portaria,  os presos em área de segurança máxima não poderão ter contato físico com as visitas, podendo se comunicar com elas apenas por um interfone. Além disso, também haverá um limite de visitantes por preso, novas determinações sobre os locais de acesso e também sobre a visita íntima.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, as mudanças tem como objetivo manter a preservação da segurança e disciplinar o interior das unidades para que a visita aconteça de forma organizada e garanta a integridade tanto dos visitantes e quanto das pessoas que estão dentro das unidades prisionais. A visita íntima é considerada uma “regalia” e será concedida apenas aos presos que tiverem “preenchidos os requisitos de comportamento”.

Entre as principais mudanças, estão que cada preso só poderá receber, no máximo, dois filhos ou netos, acima de seis meses e abaixo de 12 anos, e duas pessoas adultas por dia de visita. Além disso a visita íntima ocorrerá apenas nas unidades que tiverem uma área específica para isso, e com datas e regras definidas pela direção de cada unidade. É importante lembrar que os visitantes deverão portar uma carteira de visitante e documento de registro geral.