Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Instituto Vencer o Câncer e o Centro Regional Integrado de Oncologia realizam, na próxima sexta-feira, 18, vacinação contra o HPV em adolescentes. Nas meninas, a imunização é 9 a 15 anos incompletos e em meninos de 11 a 15 anos incompletos.

O Papiloma Vírus, ou seja, HPV é transmitido principalmente pela relação sexual, e alguns subtipos do vírus aumentam o risco de aparecimento de câncer de colo de útero, de orofaringe, na genitálias e no canal do reto. Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram registrados 230 novos casos de câncer de colo de útero no Ceará, em 2016. Destes, 100 foram contabilizados em Fortaleza.

A vacina deve ser tomada em duas doses num intervalo de 6 meses entre elas. Especialistas afirmam que os pais – que já deram a primeira dose para seus filhos – não podem deixar de dar a segunda dose. Só assim, os jovens ficarão de fato prevenidos da doença.

Na ocasião, também será disponibilizada a imunização da hepatite B, doença que aumenta o risco de aparecimento de câncer de fígado. A vacinação será realizada na Arena Marco Zero, na Barra do Ceará.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp