A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participa da Feira Recicla Nordeste – Feira da Reciclagem, Sustentabilidade e Meio Ambiente 2017, nos dias 23 e 24 de agosto, no Shopping RioMar, que este ano está baseada em dois pilares principais: A Economia Circular e a Cidade Sustentável.

A Sema estará os dois dias em um estande, onde apresenta os programas e projetos da secretaria. A secretária Executiva da Sema, Maria Dias, participará da solenidade de abertura do evento nesta quarta (23), às 19h. Já na quinta-feira (24), às 16h, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, será o palestrante que irá tratar sobre a Gestão de Resíduos Sólidos no Estado do Ceará.

Sustentabilidade

Um novo momento em que se repensa a forma de produção dos mais variados itens, como também seu reaproveitamento e formas de reutilização, visando cada vez mais à Sustentabilidade na forma de viver e de se produzir, englobando pessoas e empresas com o objetivo de uma produção que utiliza menos recursos, naturais ou não, renováveis ou não, gerando menos resíduos e poluentes.

Espaço dividido em setores de acordo com o tipo de material reciclável, A Economia Circular é a área da Recicla Nordeste, disposta em formato que visa transmitir aos visitantes, as formas de reciclagem e utilização de diversos materiais tais como eletro-eletrônicos, madeira, metais ferrosos, metais não ferrosos, papel, papelão, plásticos, pneu, óleo, resíduos da construção civil, tecido, vidros, dentre outros, de forma interativa e com ações do cotidiano, patrocinadas por empresas ambientalmente responsáveis e com foco na sustentabilidade.

O outro pilar da Recicla Nordeste, A Cidade Sustentável, é o local onde são apresentadas por empresas, e órgãos governamentais, produtos, serviços, tecnologias e soluções para a sustentabilidade no ambiente urbano, para pessoas e empresas, com o objetivo de promover negócios e a sustentabilidade na total abrangência deste conceito. Paralelamente à Feira, acontece o Seminário de Reciclagem, Sustentabilidade e Meio Ambiente com palestras técnicas e de cunho educacional, com dois focos distintos e complementares, a gestão ambiental e a formação de uma cultura de sustentabilidade.

Com informação do Governo do Estado do Ceará