Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) entrega nesta sexta-feira (30), em Quixadá e Quixeramobim, mais 107 novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Na ocasião, o titular da Pasta, Josbertini Clementino, certificará os alunos, e ao lado do prefeito de Quixadá, Ilário Marques, vai inaugurar a Academia ao Ar Livre, no distrito de Juatama.

“Hoje é dia de celebração, pois além de estarmos entregando jovens qualificados e com tino para empreender em novos negócios, vamos também inaugurar um equipamento para atender as pessoas da terceira idade e pessoas com deficiência. Trabalhamos continuamente para cuidar do povo cearense em todas as regiões do nosso Estado”, completa Josbertini.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente da STDS, o secretário receberá título de cidadania da Câmara Municipal de Quixeramobim. A solenidade, proposta pelo vereador Idelbrando Rocha, ocorrerá às 10h30, na Escola Coronel Humberto Bezerra.

Qualificação Profissional

Os novos profissionais foram qualificados através dos Projetos Primeiro Passo, Criando Oportunidades e Garantindo Acessibilidade. Do total de pessoas capacitadas, 54 foram atendidas pelo Criando Oportunidades, em Quixeramobim e Quixadá. O projeto entregará nas duas cidades 23 kits instrumentais de trabalho aos qualificados nas turmas de Eletricista Predial e Mecânica de Motos. Em Quixeramobim, Através do Primeiro Passo foram atendidos 34 jovens, que concluiram os cursos de Assistente Administrativo e Confeiteiro, nas linhas de ação, Jovem Bolsista e Jovem Aprendiz. Outros 19 jovens, concluiram o curso de Libras através do Projeto Garantindo Acessibilidade. Entre 2015 e 2016, foram qualificados 1873 jovens nos municípios de Quixadá e Quixeramobim.

Academia ao ar livre

A Academia ao Ar Livre é um investimento do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-dama, Onélia Leite de Santana, e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Na academia foram instalados equipamentos de ginástica de baixo impacto, direcionados principalmente à terceira idade e pessoas com deficiência. Os instrumentos foram implantados para atender à população da localidade. São eles: esqui, multi-exercitador, simulador de cavalgada, rotação tripla diagonal e alongador.

O Projeto
O Primeiro Passo qualifica profissionalmente adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário.