O ano mal começou e sete ataques já foram registrados em um mês, em caixas eletrônicos do Ceará. Apesar de parecer pouco, o número assusta, uma vez que no mesmo período no ano passado, apenas dois ataques tinham sido registrados no período. Em 2017, a maior parte dos crimes ocorreu no interior, assim como no ano passado. Foram cinco ocorrências em municípios do interior e duas em Fortaleza. No ano passado, os crimes foram registrados nos municípios de Eusébio e Farias Brito.
O crime mais recente ocorreu na madrugada de hoje, quando oito homens armados se aproximaram do município de Aiuaba, 600 km de Fortaleza e explodiram o prédio do Banco do Brasil do município. Para o crime, foram utilizadas pelo menos duas caminhonetes modelo Hilux.
O primeiro registro aconteceu no dia 6 de janeiro em uma agência do Banco do Brasil, em Fortaleza. Quatro homens invadiram o prédio e levaram o dinheiro do caixa eletrônico. Os criminosos utilizaram um maçarico para ter acesso ao cofre. No dia 10, outro prédio do Banco do Brasil foi atacado, desta vez em Milhã, no interior do Estado. Os criminosos sitiaram a cidade e cercaram o destacamento policial, mas não houve confronto.
No dia 14 de janeiro, bandidos arrombaram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, dentro da Secretaria de Educação, em Juazeiro do Norte. No dia 20 duas pessoas foram presas após a tentativa de arrombamento em um prédio do Santander, no Centro de Fortaleza. Já no dia 24, um grupo armado explodiu uma agência bancária do Bradesco em Itaiçaba. Enquanto que, no dia 26 o alvo foi o posto do Bradesco em Tarrafas.