Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais de 6 milhões e meio de eleitores foram às urnas no primeiro turno das eleições municipais atentos a todos os protocolos sanitários. Cerca de 75 mil mesários contribuíram com a Justiça Eleitoral na festa da democracia. A votação transcorreu normalmente nas seções eleitorais de todo o estado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Haroldo Máximo, fez um balanço do dia de votação: “Antes de mais nada, gostaria de externar a nossa alegria pelos resultados até então obtidos. Na nossa avaliação, considerando uma série de peculiaridades, tais como, a própria característica de uma eleição municipal, que por si só movimenta toda uma comunidade em cada zona eleitoral. Com a graça de Deus, foi de uma tranquilidade imensa. Na nossa avaliação, foram poucas as ocorrências, tanto do lado técnico como também com relação a crimes eleitorais que chegaram ao nosso conhecimento através dos cartórios”.

O desembargador Haroldo Máximo reconheceu mais uma vez a atuação de magistrados, servidores, colaboradores e mesários, como também agradeceu os órgãos parceiros por todo apoio recebido que contribuiu para o sucesso do pleito.

Ocorrências com urnas

No primeiro turno das eleições 2020, foram trocadas no estado, 340 urnas eletrônicas, o que equivale a 1,81% das 18.773 urnas. Do total de substituições, 108 foram em Fortaleza. Já no primeiro turno das Eleições 2018, a capital foi responsável por 219 substituições, do total de 504 no Ceará, equivalente a 2,35% do total utilizado.

Segundo turno

O TRE-CE já iniciará, nesta terça-feira, 17/11, os preparativos para a votação em 2º turno, nos municípios de Fortaleza e Caucaia, a ser realizado no dia 29/11.O trabalho inclui, dentre outras atividades, o sorteio do horário eleitoral, a preparação do material do mesário, além da geração das mídias, carga e distribuição das urnas eletrônicas.

Na capital cearense, Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) disputarão o 2º turno. Sarto obteve 457.622 votos (35,72% dos votos válidos), contra 426.803 votos (33,32%) recebidos por Wagner. Já em Caucaia, Naumi Amorim conseguiu 69.262 votos (40,93%), enquanto Vitor Valim , 47.171 votos (27,87%).

ResultadosO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza duas plataformas para a divulgação dos resultados das Eleições Municipais de 2020 de forma rápida e prática diretamente do computador. As plataformas DivWeb (mais completa) e Resultados têm como objetivo ampliar o acesso de todo cidadão aos números da apuração do pleito.

De forma simples e objetiva, qualquer usuário com acesso às plataformas digitais poderá consultar os dados de seu município e os números dos resultados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp