A Universidade Federal do Ceará, UFC, está convocando voluntários para participarem dos testes da vacina contra a dengue realizados no Ceará. São disponibilizadas 153 vagas para crianças de 2 a 6 anos e o processo de imunização ocorrerá até dezembro deste ano. O medicamento, desenvolvido pelo Instituto Butantan, vem passando por testes no Estado desde julho de 2016. Ao todo, mil e 177 pessoas com idade entre 2 e 60 anos já foram imunizadas.
O Núcleo de Medicina Tropical da UFC é um dos 14 centros de pesquisa brasileiros a integrarem os experimentos. A etapa atual é a última fase de testes, que deve acompanhar as pessoas vacinadas por cinco anos. A segunda fase, realizada em São Paulo e nos Estados Unidos, revelou eficácia de 85 por cento para os quatro sorotipos do vírus da dengue.
Segundo o médico e professor Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo, os voluntários recebem uma dose da vacina e são acompanhados com visitas periódicas ao longo de cinco anos. Somente depois desse período, será possível avaliar resultados. Castelo Branco afirma que a expectativa é que a eficácia obtida na segunda fase de testes se confirme, possibilitando a distribuição em larga escala da imunização.