O município de Altaneira reforçou a rigidez na barreira sanitária instalada na entrada da cidade. Entre os dias 24 de maio e 1º de junho, a medida funciona em regime de 24 horas, com fiscalização de cada pessoas que entrar ou sai da cidade, a fim de prevenir a contaminação pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará das 184 cidades cearenses, Altaneira não apresentou ainda nenhum caso confirmado da nova infecção. Junto a ela, estão Baixio e Granjeiro. As demais cidades somam 37 mil casos e mais de 2,6 mil óbitos.
Altaneira tem duas suspeitas de Covid-19 em investigação e nove casos descartados. No entanto, o IntegraSUS também aponta para apenas nove testes realizados em habitantes do município.
O prefeito do município, Dariomar Soares, explica que a intensificação da barreira ocorre “porque na parte da noite tinha um trânsito muito grande, principalmente de crediaristas, de pessoas que aproveitavam esse horário pra entrar na nossa cidade”.