Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O mais angustiante não é ver a Câmara inocentar Temer da acusação de corrupção passiva, provada pelo Ministério Público Federal. Deprimente mesmo é assistir à repetição do baixo nível dos breves (ainda bem!) discursos dos deputados manifestando seus votos contra e a favor presidente.

Negócio bom

O Tribunal de Justiça vai abrir concurso público para preencher vagas nos cartórios declarados vagos no Estado. A previsão é que o edital seja divulgado até o final deste mês. Segundo o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, presidente da banca examinadora, ainda será definido o número de vagas para cargos de tabelião e registradores. Poderão participar bacharéis em direito ou aqueles que comprovem pelo menos dez anos no exercício de funções em serventias extrajudiciais. A banca examinadora é formada por juízes e representantes do Ministério Público, OAB-CE, dos notários e tabeliães e dos registradores.

Medicina em Quixeramobim

Genecias Noronha (SD-CE) cobrou do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, a implantação do curso de medicina em Quixeramobim, onde já há importante infraestrutura hospitalar capaz de viabilizar o pleno funcionamento do curso de medicina. O deputado argumenta que novos médicos, formados na região, garantirão atendimento de saúde com qualidade e de forma acessível à população que ainda sofre com serviços precários oferecidos, principalmente, em municípios do interior.

Compromisso

O Ministro comprometeu-se em dar agilidade à análise do pedido e viabilizar no menor prazo possível o atendimento do pleito apresentado pelo parlamentar. “Preparar novos médicos é necessário para que tenhamos uma saúde mais próxima das pessoas. Quixeramobim tem toda condição de sediar um curso de medicina e concretizar o sonho dos jovens que desejam ser médicos, sem se ausentarem de suas regiões, onde, conhecendo bem a realidade das pessoas, poderão prestar serviços muitos mais eficientes”, destaca Genecias Noronha.

Energia sustentável

O All About Energy Congress & Expo foi lançado durante reunião de diretoria da FIEC. Totalmente reestruturado, o evento deste ano, que acontece entre 4 e 6 de outubro, no Centro de Eventos, traz a proposta de ser um ambiente propício para novos debates que contribuam para o avanço tecnológico do setor energético. O coordenador do evento e diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Jean-Paul Prates, apresentou detalhes do novo formato do evento. “Mudamos o conceito, a grade programática porque a conjuntura nacional mudou”, disse. Entre as novidades, o evento terá quatro eixos principais: eólica, solar, bioenergia e consumo sustentável.

Umbigo do mundo

No dia 10, a FIEC vai receber o Ceará Global, evento sobre a internacionalização da economia do Estado. Na pauta, a expansão das exportações e a atração de investimento externo direto. Na oportunidade, será apresentado um panorama do investimento estrangeiro no Ceará, com base nas participações societárias detidas por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras em empresas cearenses. Os dados foram disponibilizados pela Junta Comercial e organizados pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Segundo dados da Câmara Brasil Portugal, existem mais de quatro mil empresas no Estado com sócios estrangeiros, concentradas sobretudo em setores ligados ao turismo e imobiliário.

Bem-vindos

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), Fortaleza registrou em julho a taxa de ocupação da rede hoteleira de 82,20%. O número representa um aumento de 10,16% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o índice registrado foi de 72,04%. A taxa ainda é a maior alcançada nos últimos três anos. Em julho de 2015, a ocupação foi de 77%. No último mês, Fortaleza havia sido apontada pelo site de acomodações Airbnb, entre as 10 cidades mais procuradas do país durante o mês de julho. A Capital cearense apareceu em 5º lugar e a cidade de Aquiraz em 9º. Ambas como os únicos destinos do Nordeste apontados na pesquisa.

De trás das grades

Policiais da Delegacia Municipal de Quixeramobim deflagraram a operação “Tentáculos”, que resultou nas prisões de três suspeitos de envolvimento com um grupo criminoso, que efetuava transações bancárias, com valores em dinheiro proveniente das mais variadas modalidades de golpes aplicados por presos, que estão custodiados em presídio do Brasil. As informações são do delegado André Firmino, que preside o inquérito policial.

Menos, menos…

O secretário de Segurança, André Costa, na sua entrevista coletiva de ontem, disse que a intensificação das abordagens da Polícia Militar a coletivos, na Região Metropolitana de Fortaleza, resultou na redução de 44,6% no número de roubos a ônibus, em julho deste ano. Segundo ele, seria o segundo mês consecutivo em que os registros de roubos apresentam queda, período durante o qual houve reforço nas ações da Operação Passageiro Seguro. Um amigo revelou-me (e eu acredito nele) que, só no mês passado, oito pessoas da família dele foram assaltadas dentro de ônibus em Fortaleza.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp