Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Beneficente Cultural Santa Maria, inaugurou nessa segunda-feira (13), com transmissão ao vivo pela internet, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria. A unidade foi instalada no antigo prédio do Hospital Santa Maria que passou por ampla reforma.

A Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria será gerenciada pelo Instituto Excelência de Gestão e Operacionalização – IE, de Fortaleza.

Participaram do evento, respeitando regras sanitárias de segurança para a covid-19, o prefeito da cidade, Zé Helder, José Dener – Presidente da Câmara de Vereadores; a vereadora Dra. Luciana Rolim – que representou seu esposo, o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim; Ivo Leal – Secretário Municipal de Saúde; Ana Claudia Guimaraes Jerônimo – Presidente da Associação Santa Maria; e Robson Soares de Oliveira – do Instituto Excelência.

O prefeito citou as ações que até o presente momento são realizadas pela gestão municipal para o enfrentamento ao novo coronavírus, que provoca a covid-19. Entre as ações eles destacou as barreiras sanitárias, a implantação da uma equipe volante, maior número de testagem da população na região, distribuição de máscaras com a população e pontou que a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria representa uma das iniciativas mais importantes na luta contra a covid-19, iniciada em março deste ano.

“Talvez essa seja a ação mais importante porque ela tem dupla finalidade […] levando a condição de tratar bem os pacientes, trazer pra cá aqueles pacientes que por ventura tenham no lar a dimensão pequena e que tem número grande de habitantes dentro da residência. Nós temos famílias aqui, talvez com oito pessoas morando na mesma casa e isso dificulta o isolamento”, disse.

O prefeito disse que é para essa unidade que paciente com esse perfil e de comum acordo poderá ser encaminhado para seguir o tratamento até chegar ao ponto de recuperado, retornar para casa com segurança garantindo sua saúde e a de seus familiares.

Zé Helder destacou que o funcionamento da unidade é temporário, mas que, com as melhorias que foram feitas, após a pandemia, o prédio tem todas as condições de continuar servindo a população e aos projetos da Associação Santa Maria.

Ele também citou a receptividade que teve da família do Dr. José Iran Costa (in memoriam) e dos integrantes da Associação Santa Maria com relação à proposta de reabertura temporária do Santa Maria para servir à população como apoio a estrutura de saúde no combate à covid-19.

Dr. Fabrício Rolim, que é médico e estava de plantão na cidade de Ipaumirim, enviou um vídeo no qual destacou a elevada importância de abrir o Santa Maria neste momento como unidade de apoio contra a covid-19, destacando que essa foi uma sugestão dele bem-recebida pelo governo municipal.

Ana Cláudia Guimarães externou gratidão pela reabertura do Santa Maria, falou das dificuldades na manutenção do prédio, enfatizou que a parceria surgiu como oportunidade e disse que espera que as portas do Santa Maria não fechem mais. “É uma nova chance que a administração está proporcionando para que volte o prédio a servir à população”, disse.

Robson Soares enfatizou que o Instituto Excelência, responsável pela contratação da equipe que atuará na unidade Santa Maria, prepara os colaboradores para que exerçam com eficiência o atendimento aos pacientes. “Será feito o gerenciamento do pessoal, dos profissionais que conduzirão o atendimento à população de Várzea Alegre. Nós estamos capacitando esses profissionais para que eles possam atender toda a população de maneira eficiente e acima de tudo de maneira humanizada”, pontou ele.

O presidente do Legislativo, José Dener, disse que o momento era de dualidade, pontuando a crise provocada pela covid-19 e pela iniciativa do governo municipal de abrir o Santa Maria como unidade de apoio aos pacientes vítimas do novo coronavírus.

“É nessa dualidade de sentimentos. É um momento difícil o que nós estamos passando, mas também é para comemoramos a reabertura do Santa Maria. Quero desejar sucesso aos profissionais que irão desempenhar suas atividades e parabenizar a gestão municipal que sempre em parceria com a Câmera tem tomado as decisões sempre procurando as melhores ações para amenizar essa situação, essa crise que nosso país, nossa população varzealegrense atravessa”, falou Dener.

Ivo Leal destacou a importância da Unidade Covid-19 Santa Maria como ação de apoio e ampliação das condições de atendimento da população. Ele disse que inicialmente a capacidade é para atender até dez pacientes, mas que há condições de ampliar esse atendimento para 24 pacientes, podendo aumentar ainda mais, dependendo da demanda.

“O Santa Maria vai ser uma unidade de suporte às nossas ações, tendo em vista os números crescentes [da covid-19], não só aqui no município, mas também em toda a região do Cariri. Isso nos deixa em alerta, vigilantes e agora nos deixa mais tranquilos, porque, além das unidades básicas de saúde, do Hospital São Raimundo, agora nós temos a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria que vai proporcionar um controle e um cuidado maior sobre nossos pacientes”, disse Ivo Leal.

Unidade Covid-19 Santa Maria

No dia 18 de março, o prefeito Zé Helder, esteve no Santa Maria na companhia do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da vereadora Professora Dedê e do vereador Michael Martins analisando a estrutura do prédio. O objetivo era viabilizar naquele local o atendimento de pacientes da covid-19, transformando o antigo hospital numa unidade de referência para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os trabalhos de recuperação do prédio foram iniciados após reunião de representantes do Governo Municipal com integrantes da Associação Beneficente Cultural Santa Maria, tendo à frente a advogada Ana Cláudia Guimarães.

Nesta segunda-feira, 13 de julho de 2019, a Unidade de Referência Covid-19 Santa Maria foi inaugurada com transmissão ao vivo pela internet.

Trabalhos

Nesta semana, tem início trabalhos administrativos, organização das equipes e em breve, pacientes serão direcionados para atendimento da na Unidade Santa Maria.

(*)com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp