Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As péssimas condições dos veículos contratados pela prefeitura para o transporte escolar aprofundou ainda mais o buraco negro da educação de Caucaia. A Secretaria de Educação alardeou a contratação de veículos para o transporte dos alunos, funcionando a partir da segunda-feira 3, mas as condições da frota não agradou. Ônibus velhos, bancos rasgados, ferros expostos e muita sujeira. Isso sem falar na contratação dos motoristas que se deu a toque de caixa, sem exames toxicológico e cursos orientados para o transportes de crianças.

A população chiou e começaram as críticas nas redes sociais. Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira o vereador Mickauê Bezerra (PR) levantou o debate e esquentou os ânimos. “Os ônibus estão em péssimas condições e alguns já deram o prego por falta de peças e pasmem, até por pneus estourados. Pneus meia vida”. “É essa a qualidade de transporte que a prefeitura tem para os filhos dos seus eleitores?” indagou o vereador.

Secretaria envia mensagem
Enquanto eles se preparavam para ir até a Secretaria de Educação cobrar as devidas explicações, o vereador Enéas Goes (PTC) recebeu no seu celular uma informação do órgão dando conta de que toda a frota de ônibus seria trocada a partir desta sexta-feira 10. Enéas comemorou: “Se não tívessemos feito esse debate o resultado não seria imediato”.
Posto rodoviário

Reinaugurado na manhã desta sexta-feira 7, em São Gonçalo do Amarante, o Posto da Polícia Federal Rodoviária na Federal na BR-222, no trecho que corta o Distrito do Croatá. Fechado desde 2015, o posto foi reformado por meio de investimento da prefeitura. O prefeito Cláudio Pinho considera crucial a reabertura do posto, que serve como ponto de apoio na fiscalização do trânsito e no combate à criminalidade.

Para tornar possível a reinauguração, o prefeito Cláudio Pinho tem realizado articulações, desde 2015, com diversas autoridades responsáveis no Estado e em Brasília. O acordo, fechado em dezembro, envolveu um investimento da prefeitura de R$ 227 mil para reforma das instalações, que incluiu a construção de banheiros, interno e externo, copa, alojamentos e modernização da infraestrutura.

Curso de Medicina

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) atingiu média de proficiência superior à média nacional na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), do Ministério da Educação. A média nacional – que leva em consideração todos os cursos de Medicina das instituições públicas e privadas – foi 100, enquanto a dos estudantes de Medicina da UFCA foi 103,9. O número foi próximo à média do Ceará, 104,2, estado que melhor pontuou nacionalmente. A média do Nordeste ficou em 101,3.

Conforme a Anasem, uma média menor que 85 significa conhecimento básico; uma média entre 85 e 120 corresponde a um conhecimento adequado e uma média igual ou maior que 120 significa conhecimento avançado. “Aqui na UFCA 4,1% dos estudantes atingiram o nível básico. A grande maioria, 93,2%, nível adequado, e um percentual de 2,7% chegou ao nível avançado”, detalhou o coordenador João Ananias Machado.

Qualificação

Para ele, o resultado aponta para a qualificação dos estudantes de Medicina e o trabalho feito no curso. “A Anasem avalia competências. O curso daqui surgiu já de acordo com o modelo nacional das diretrizes curriculares, como o destaque para a atenção básica, por exemplo. O resultado retrata o trabalho que tem sido feito aqui”, disse.

Ousadia

Mais um roubo dentre tantos outros que acontecem Ceará afora, que chama a atenção pela ousadia. Dois homens suspeitos do assalto a uma loja no Centro de Morada Nova foram presos no fim da tarde desta quarta-feira 5 dentro de um cabaré. Eles comemoravam o roubo de relógios de diversas marcas e de joias avaliadas em R$ 20 mil quando foi surpreendida por uma equipe da Polícia Militar.

Segundo policiais militares que participaram da operação, os suspeitos, identificados apenas por Lucas e Emanuel, estavam na companhia de três mulheres quando foram abordados e presos. Em poder deles foram recuperados os objetos roubados da loja e apreendido o revólver calibre 38 utilizado no assalto. Eles foram reconhecidos por funcionários e clientes do estabelecimento comercial assaltado.