Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Dodge na cabeça

Não deu outra e nem tinha como dar. Michel Temer escolheu Raquel Dodge para ocupar o posto de procuradora-geral da República, no lugar de seu inimigo figadal Rodrigo Janto, que deixará o cargo em setembro. Ela foi a segunda colocada na lista tríplice eleita pela Associação Nacional dos Procuradores da República e entregue ontem mesmo ao presidente. Raquel era a preferida de caciques do PMDB, partido do presidente, entre eles José Sarney.

Força da mulher

Temer rompe a tradição estabelecida em 2003, quando desde então é escolhido o candidato mais votado da lista tríplice. O primeiro lugar havia ficado com Nicolao Dino, candidato de Janot e irmão de Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, adversário de Sarney e Temer. A desculpa para a escolha de Dodge foi, no entanto, de que será a primeira mulher a ser nomeada procuradora-geral da República.

Caça-fantasma

A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado deflagraram na manhã de ontem (28) a 2ª fase da “Operação Fantasma”, que investiga os crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsidade de documento particular e peculato na Câmara Municipal de Itarema. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, 32 de condução coercitiva e nove de prisão preventiva, sendo oito de vereadores e também da diretora de Recursos Humanos da Câmara. Além das prisões, foi decretado pela Justiça o afastamento dos vereadores, da diretora e outros servidores da Câmara.

Mascate internacional

Camilo Santana deve ser um excelente vendedor. Em seus frequentes périplos internacionais ele vende o Ceará em tudo quanto é negócio. Neste último, por exemplo, passou pela Alemanha, tentando transformar o Aeroporto Pinto Martins em um polo de conexão para o mundo. De Frankfurt, se mandou para Paris, onde encontrou o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, para fechar uma parceria na estrutura do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio, com participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Não foi de lá, não

A Polícia Federal em Goiânia informou que o piloto da aeronave interceptada no domingo (25) pela FAB com cerca de 600 kg de cocaína apresentou um plano de voo falso. Segundo a PF, o GPS do avião mostra que o aparelho decolou da Bolívia, e não de Campo Novo do Parecis (MT), onde fica uma propriedade ligada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Inicialmente, o piloto afirmou que o avião havia decolado da fazenda Itamarati Norte com destino a Santo Antônio do Leverger (MT). A Itamarati Norte é arrendada pelo Grupo Amaggi, que pertence à família do ministro.

BNB baixa juros

O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, anunciou nessa quarta-feira, 28, redução das taxas de juros do Giro Insumos, linha de crédito de capital de giro da instituição, com queda de 15% a 20% nos encargos. Assim, os juros para essa modalidade de crédito, que ficavam entre 0,95% e 1,78% ao mês, foram reduzidos para as faixas entre 0,88% e 1,32% mensais, sendo definidas em função do porte do cliente. Marcos Holanda explicou que a redução foi possível em virtude do aumento da participação de recursos do FNE na composição do funding do Giro Insumos.

Metade dos juros de mercado

“Dadas as circunstâncias econômicas, a demanda por capital de giro é cada vez mais importante, já que as empresas precisam desse recurso para aumentar sua produção e seu faturamento. Graças ao diferencial competitivo do FNE, o Banco do Nordeste pode reduzir, de maneira substancial, os encargos cobrados para essa linha de crédito. Com isso, passamos a negociar crédito, em média, pela metade dos juros praticados pelos bancos privados.” – afirmou Holanda.

Prazos mais esticados

Marcos Holanda ressalta que a redução reforça a importância do FNE para o desenvolvimento econômico da Região. “O Nordeste normalmente sofre mais em épocas de recuo da atividade econômica e, por isso, é importante dispor de um instrumento capaz de contribuir para a reanimação de sua economia de forma mais ágil.” – disse. O economista destaca ainda que, afora as baixas taxas de juros, os prazos mais longos contam também como vantagem para as linhas de crédito do BNB em relação às ofertadas no mercado.

Giro Insumos

Linha de crédito de capital de giro do Banco do Nordeste, o Giro Insumos apoia a produção industrial e agroindustrial e as atividades turística, comercial e de prestação de serviços com o financiamento da aquisição isolada de matérias-primas e insumos, mercadorias (inclusive máquinas e veículos).

O fogo apaga a vida

A Semace suspendeu a emissão de autorização de fogo controlado em todo o Ceará. A decisão, anunciada nessa quarta-feira (28), ficará mantida até dezembro, conforme estabelece portaria do Ministério do Meio Ambiente. O recesso coincide com o período de estiagem no Estado, quando a mata seca e fica mais vulnerável ao fogo. E tem como objetivo proteger a cobertura florestal da caatinga.

Juízes são contra

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, posicionam-se publicamente, hoje, em Fortaleza, contra atos normativos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinam a extinção de até 27 zonas eleitorais no Ceará, o que corresponde a mais de 20% do total de 123 existentes. No País, devem ser eliminadas 600 zonas eleitorais.

Preocupação acentuada

Os magistrados alertam que a redução das zonas eleitorais prejudica o controle da justiça sobre a retidão das eleições. “Quanto menor for a presença de juízes nos municípios, maior será a facilidade para a prática de crimes eleitorais”, observa Ricardo Alexandre. A preocupação é acentuada devido ao conturbado cenário político. “Estamos vivendo um momento de absoluta instabilidade institucional. Teremos eleições ano que vem ou ainda este ano. E como vamos fazer com a extinção de zonas eleitorais? É uma situação inviável”, afirma Jayme de Oliveira.