Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

“Esse CEI vai ser muito importante, pois Frecheirinha é conhecido pelo potencial industrial, principalmente a fábrica de lingerie, e muitos pais não têm onde deixar os filhos. Agora terão um lugar de qualidade onde eles vão receber atenção, vão aprender. É essencial esse investimento na educação, até porque nós, do interior, já temos a fama de sermos carentes e é através do ensino que transformamos as pessoas e potencializa o trabalho de nós, educadores, a construir cidadãos”, disse Iracema Sousa Azevedo, monitora da escola estadual Francisco Ferreira Pontes.

Ela, junto com os alunos da escola, prestigiaram nesta quinta-feira (27) a assinatura da ordem de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Frecheirinha, na região Norte do Estado, pelo governador Camilo Santana. Será investido o valor de R$ 1,3 milhão, proveniente de recursos estaduais, convênio do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

“Vim dar essa ordem de serviço, pois o prefeito sempre me dizia que, com as indústrias de confecções, as mães tinham o problema de onde deixar os filhos. Na terça-feira que vem já vamos começar as obras da CEI. Vamos fazer o que tem de melhor. Não deixa a desejar em nada em relação a nenhuma creche particular do país. A qualidade, além do prédio em si, é o serviço especializado. Para mim e para a minha vice, a professora Izolda, não tem alegria maior do que cuidar dos nossos jovens. A melhor saída para nossos filhos, nossos netos, é investir em educação”, disse Camilo Santana.
Centros de Educação 
O equipamento será composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground e poderá atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou a importância da atenção para as crianças. “Embora nossa rede seja de ensino médio, o governo tem um compromisso com a educação infantil e o ensino fundamental também, através do PAIC. O CEI tem um investimento de R$ 1,3 milhão, em que o município entra com a parte imobiliária e o Estado, o equipamento em si. Serão 119 CEIs em todo o Ceará, atendendo 208 crianças cada, com estrutura toda completa. Estive antes com o prefeito de Frecheirinha, ele ficou muito feliz, e nós da Seduc também ficamos muito contentes, pois o processo da educação começa aí, na primeira infância”, disse.
Até o momento, já foram inaugurados 18 Centros de Educação Infantil, em Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (2), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Itaitinga (1) e Viçosa (2). A ação faz parte do pacote de investimentos que assegura a construção de novos espaços educacionais com o mesmo padrão. Os recursos integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. Ao todo, o Estado ganhará 119 CEIs.

Fonte: Governo do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp