Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz como tema a Justiça Eleitoral e os preparativos para as próximas eleições. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE/CE), desembargadora Nailde Pinheiro, fala sobre cadastramento biométrico, rezoneamento eleitoral e o que é necessário para se tornar mesário voluntário.

Com relação à biometria, a meta é atender a 75% do eleitorado até 2018, contemplando 69 municípios. A magistrada ressaltou o esforço da Justiça Eleitoral em promover a descentralização e prestar um melhor serviço à população. Na Capital, foram criados postos nas unidades do Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, além de posto móvel no Parque das Crianças. Também foram feitas parcerias para instalar unidades em shoppings da cidade.

Sobre o remanejamento de zonas, a desembargadora explicou que o trabalho atende a resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou a redução de zonas eleitorais em todas as unidades da Federação com o objetivo de reduzir custos. O TRE/CE elaborou estudo técnico para promover a redistribuição verificando onde há maior demanda.

Nailde Pinheiro ressaltou que o prazo para os cidadãos regularizarem a situação eleitoral vai até 9 de maio de 2018, mas alertou sobre a importância de a população não deixar para a última hora.

O programa desta semana também traz reportagem sobre o balanço da II Semana Estadual do Júri, que ocorreu de 26 a 30 de junho. Foram 122 sessões realizadas em Fortaleza e no Interior, com mais de 75% de êxito em relação ao total agendado. Outro destaque é a reunião com representantes do Poder Judiciário e das secretarias de Segurança Pública e de Justiça do Estado apara aprimorar o Sistema de Integração da Justiça Criminal.

Tem ainda informação sobre o projeto de lei da nova organização judiciária do Estado, aprovado pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará no dia 3 de julho; e matéria sobre reunião com juízes e servidores para colaborar com sugestões de metas a serem cumpridas pelo Judiciário nacional em 2018.

O “Judiciário em Evidência” completa 200 edições repleto de novidades. O programa estreia quadros como o “Direito do consumidor”, que mensalmente vai trazer especialistas no assunto para tirar dúvidas do cidadão; e o “Talentos da Gente”, que mostra as habilidades culturais e esportivas dos servidores da Justiça. Na primeira reportagem, você vai conhecer a história de Daniel Cordeiro, oficial de justiça, paraplégico e ativista na luta pela inclusão das pessoas com deficiência.

E uma nova parceria veio para ampliar o canal de comunicação do Judiciário com a sociedade. O TJCE e a Fundação de Teleducação do Ceará firmaram convênio para a veiculação do “Judiciário em Evidência” na grade de programação da TVC.

O Judiciário em Evidência será exibido neste sábado (8/07), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; e segunda-feira (10/07), às 14h30, na TV Fortaleza, e às 20h, na TV O Povo.

CANAIS
TVC – canal 5 aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital e 30 analógico
TV O Povo – canal 48 aberto
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.

Com informação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará