Novas recomendações foram feitas pelo Ministério Público do Ceará para evitar aglomeração em locais que continuam funcionando com serviços essenciais em Juazeiro do Norte, e assim evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus. O órgão se reuniu com gerentes de agências bancárias e casas lotéricas para discutir ações que diminuam a aglomeração de pessoas no entorno desses estabelecimentos. Segundo o Ministério Público outra audiência, desta vez com proprietários de supermercados, mercadinhos e farmácias, acontecerá posteriormente. No último dia 23 de março, o Ministério já havia dirigido recomendação para contratar fiscais que atuem nas ruas e no entorno de bancos, hotéis, pousadas, ranchos e motéis, e diminuir os riscos de proliferação do vírus. Foi dado prazo de 10 dias para que o município se manifestasse formalmente.
Durante a audiência, a promotora de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte Efigênia Coelho Cruz, representante do Ministério Público, também solicitou a nomeação de fiscais da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Juazeiro do Norte.
Além disso, requisitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente a apresentação, no prazo de dez dias, de medidas formais sobre a continuidade da coleta de resíduos sólidos no município. E cobrou a comprovação de que colaboradores e funcionários estão munidos de equipamentos de proteção contra a contaminação pela Covid-19. Como também a apresentação do plano de contingência para evitar a contaminação dos trabalhadores que atuam no serviço de coleta.
(*)com informação do MPCE