Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O prefeito Roberto Cláudio recebeu, nesta segunda-feira (17/04), os 98 alunos selecionados no Programa Juventude Sem Fronteiras que vão viajar para o Canadá e para a Espanha. A iniciativa, exclusiva para estudantes da rede pública de ensino matriculados no Academia Enem, promove uma experiência de estudo e vivência internacional aos jovens que tiveram as melhores notas no Enem.

Um dos beneficiados do programa é o aluno Douglas Barros. Depois de passar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Jornalismo, ele passará oito semanas em Vancouver, no Canadá. “Minha família não tem recursos e meus pais não têm condições de pagar uma viagem dessas. Ver que o Prefeito acredita em pessoas como nós é muito gratificante”, comentou.

Os estudantes embarcarão nesta terça (18/04) e quarta-feira (19/04) e ficarão por um período de oito semanas nos destinos escolhidos. Os jovens serão beneficiados com curso de idiomas (inglês ou espanhol), despesas básicas pagas e ajuda de custo. “Essa é uma aposta muito grande. Queremos que vire uma politica pública e, quem sabe, daqui a oito, dez anos, teremos um universo de jovens da periferia voltando para dar sua contribuição para sua comunidade, para sua cidade. Deus e nossos monitores vão guiá-los pelos melhores caminhos”, afirmou o Prefeito.

Foram selecionados 49 alunos que realizaram o Enem em 2015 e 49 alunos que fizeram a prova em 2016. Metade dos estudantes vai para o Canadá (Toronto e Vancouver) e a outra metade vai para a cidade de Salamanca, na Espanha. “Este é um prêmio para os estudantes que se esforçaram nas aulas da Academia Enem, aos sábados e domingos, o dia todo. É a prova de que o jovem pode fazer o que quiser e alcançar vários objetivos por meio dos estudos”, ressaltou o coordenador Especial de Políticas para a Juventude, Júlio Brizzi.

Para participar da seleção, o aluno matriculado no Academia Enem precisava ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou ainda cursar o terceiro ano em escola pública, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas do Academia Enem e ter alcançado a pontuação mínima de 550 pontos na média geral do Enem 2015 ou 2016.

Academia Enem
As inscrições da edição 2017 do Projeto Academia Enem encerraram-se em tempo recorde, no dia 24/03, com pouco mais de 24 horas depois de serem abertas. São 8 mil vagas para o curso, que é totalmente gratuito. O projeto oferece aulas preparatórias para o Enem com os melhores professores de Fortaleza, além de material didático, vale-transporte, lanche, camisa, laboratório de redação e aulas disponíveis na internet.

Com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp