Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Câmara Municipal de Fortaleza está discutindo o projeto proposto pelo Executivo que estende o horário de funcionamento do comércio varejista e atacadista em Fortaleza. Nesta semana os vereadores receberam a visita da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza que buscavam prorrogar a tramitação do projeto de lei ordinária n° 342/17, que trata do assunto. Os representantes sindicais alegam que foram surpreendidos com a proposta e que o projeto deve ser bastante debatido.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Francisco Monteiro, lembra que a Lei nº 10.101 foi sancionada justamente para permitir o funcionamento do comércio aos domingos, com a justificativa de que criaria mais empregos, e que segundo ele, não aconteceu.

O vereador Acrísio Sena (PT)  ressalta que a meta é construir uma saída negociada para que o projeto não venha a ser aprovado sem deixar de levar em consideração a voz que é do Sindicato dos Comerciários, que representa mais de 100 mil profissionais.

Segundo a proposta, a atividade comercial no município de Fortaleza funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 (oito) às 19 (dezenove) horas; e, aos sábados, das 8 (oito) às 16 (dezesseis) horas para estabelecimentos comerciais;  já os shopping centers, de segunda a domingo, das 8 (oito) às 24 (vinte e quatro) horas; e os supermercados e hipermercados, de segunda a domingo, 24 (vinte e quatro) horas por dia.